segunda-feira, 31 de agosto de 2020

[SERIADO COBRA KAI] - Construindo e desconstruindo a mitologia de Karatê Kid.


Construção.

Após o quarto e último filme da franquia... Karatê Kid... fora chegada a hora de uma retomada (reboot) em 2010 da mitologia do mesmo... só que agora estrelada pelo filho de Will Smith. Acontece que... "Karatê Kid"... se encontrara apenas no nome... a arte marcial que se destacara era a arte chinesa... o Kung Fu... com a china se tornando o principal ponto de locação para as filmagens. A mensagem pertencente ao universo mitológico criado por John Avildsen no filme de 1984... estava presente na nova versão... porém... o novo "Karatê Kid"... tentara se apoiar no filho do comediante/ator conceituado... que lamentavelmente não apresentara a intensidade do personagem vivido por Ralph Macchio no filme original. A versão moderninha da obra de Avildsen... veio e se foi... e com os anos se passando mais depressa do que imaginávamos... foi cogitado/sugerido uma espécie de sequência da franquia original... até que ela acontecera em formato de "fan service"... batizada de Cobra Kai... onde os fãs puderam conferir na plataforma Youtube Red... com o primeiro episódio disponibilizado gratuitamente para ver como seria a reação dos fãs. A aprovação foi imediata! A primeira temporada de Cobra Kai impressionara os fãs de Karatê Kid (incluindo este que vos fala) positivamente... e pela qualidade/dedicação de cada episódio... foi comprovado que nem tudo estara perdido após a versão de 2010... está que inclusive fora homenageada na primeira temporada de Cobra Kai... o qual incluíra Will Smith e os atores (mocinho e vilão) do filme original como os produtores.



O ponto narrativo do seriado é muito fácil de entender... ele gira em torno do falido Johnny Lawrence... o antigo desafeto de Daniel LaRusso... Lawrence não conseguira se dar bem na vida... do contrário de seu rival... um bem sucedido dono de uma concessionária... com a esposa certa com quem tivera dois filhos... um garoto que passa o tempo todo jogando vídeo-game e uma garota que aproveitara a casa do pai para dar suas festinhas costumeiras. Daniel não tem mais a ajuda do Sr. Miyagi com ele... portanto ele perdera o equilíbrio das coisas... ciente de que seus filhos não se tornaram aquilo que ele se tornara com a ajuda de seu mestre... para LaRusso... isso se transformara em uma grande decepção... uma missão que ele falhara como pai.. que culminara em um grande desapontamento que ele escondera de seus filhos. O seriado... como já havia escrito... tem o objetivo de ser feito de fã para fã... e isso funcionara com tomadas que não foram apresentadas no filme original + antigas locações do mesmo. Por mais perfeito que a primeira temporada de Cobra Kai possa parecer... ela carregara alguns momentos que... ou você encara como um retorno os anos oitenta... ou como algo simplesmente bobo e nada demais... como na cena em que Johnny e Daniel estão dentro do carro cantando juntos uma baladinha Hard Rock retro. Ah sim... e como esses dois se reencontram? Simples... Johnny é um alcoólatra... ele não consegue se esquecer de sua humilhante derrota para Daniel... e inconformado do mesmo se tornar um cidadão bem sucedido... enquanto que Johnny... se prendera nos anos oitenta. Quando pego numa situação constrangedora que envolvera a filha de seu rival junto com algumas amiguinhas da mesma... Johnny acabara tendo seu carro (um dinossauro) destruído... e é levado para a delegacia... onde a filhinha de Daniel provavelmente alegara que Johnny era um marginal e queria se aproveitar dela e das coleguinhas. Johnny... é obrigado a retirar seu carro (que estava no seguro) na concessionária de LaRusso... o que deixara Lawrence num patamar absurdo de inferioridade. Eis que Johnny tem uma ideia brilhante... reabrir a antiga academia de karatê Cobra Kai e ensinar o que lhe fora passado pelo seu professor casca grossa para aquele que viria a se tornar seu novo aluno/pupilo/sucessor... um garoto porto-riquenho... que é vitima de bullying de alguns caras da escola que frequentara. Nisso... a série apresentara novos personagens... mas que servem apenas para segurar a narrativa até partirmos para o que interessa... a nova rivalidade entre Johnny e Daniel... onde LaRusso acabara por implicar com Johnny... o qual crê que Lawrence reabrira o dojo de karatê sob falso pretexto... que seria transformar seus futuros novos alunos em armas mortais na base do karatê.



Embora previsível... mas necessário... e que resgataria honrosamente a mitologia dos quatro filmes da franquia... não é exatamente isso que acontece... Johnny é apresentado como um derrotado e um cara de sentimentos... parte disso fora apresentado nos últimos momentos do filme de 1984... onde Johnny entregara o troféu nas mãos de Daniel e reconhecera que o mesmo é o melhor. A personificação do fracasso em pessoa... é isso que Johnny Lawrence representara... e é isso que o seriado passara em todos os episódios da primeira temporada... não que isso seja ruim... e sim que levara ao incompreendimento do personagem... o seu momendo de redenção... tentando recomeçar uma nova vida e não obtendo sucesso... uma forma do tempo tê-lo matado e dele pagar por todo o bullying que fizera com Daniel no filme original. Mas e quanto ao Daniel? Pois bem... ele tem tudo que ele possa ter construído... mas não possuíra humildade o suficiente para perdoar seu velho rival... e até mesmo entender a situação do mesmo... Larusso... cooperara de todas as formas possíveis para se tornar o personagem insuportável da série... e ele faz isso com louvor! Ah sim... há momentos tristes e de pura nostalgia... quando Daniel conversara com o Sr. Miyagi... na sepultura do mesmo... e que finalizara com uma grande citação ao terceiro filme da franquia. Somos apresentados ao filho de Lawrence... que não quer saber do pai após o mesmo ter se divorciado... o rapaz também não possuíra o afeto da mãe... de rebelde sem causa... o filho de Lawrence é admitido na concessionária de Daniel... tudo acontece muito depressa... desde sua admissão até mesmo a aproximação para com LaRusso... que ensinara ao jovem os segredos que aprendera com Miyagi... e é claro... Daniel descobrira que o garoto rebelde é na verdade o filho de seu algoz... mas que no final... Daniel amolecera seu coração e apoiara o jovem no duelo final contra o pupilo de Lawrence... o porto-riquenho... que agora aprendera as técnicas mortais do karatê (ACERTE PRIMEIRO! ACERTE FIRME! E SEM COMPAIXÃO... SENHOR!) Cobra-Kai. E quanto aos novos alunos de Johnny? Sim... eles são apresentados... pois seu novo pupilo fora a esperança de que Lawrence necessitara para reabrir o dojo... os novos alunos são todos como o porto-riquenho que sofrera bullying... todos ali um dia foram esculachados pelos coleguinhas... e mesmo sendo Cobras... eles ainda apresentam características que serão esculachados eternamente... e até mesmo pelo seu professor. Se no filme original tínhamos excelentes representantes dos Cobras... aqui... os representantes do mesmo aprenderão no máximo a terem mais confiança em si mesmos... em outras palavras... Nerds/Geeks que estão deixando de serem fracassados para se tornarem pessoas de fibra que ao menos reagirão quando forem provocados.



Por ser um roteiro escrito pelos responsáveis pelo seriado American "Xaropada" Pie... momentos ridículos/bizarros/constrangedores são apresentados logo na primeira temporada... mas que passara batidos... afinal... outros são deveras compensadores... como na primeira vez em que Lawrence ficara por cima de Daniel... em que o pupilo de Johnny vencera... de forma suja... seu próprio filho e aluno de seu algoz... pois Johnny ensinara ao porto-riquenho... que para vencer... é necessário lutar sujo... uma cortesia do senhor John Kreese (Martin Kove)... cujos ensinamentos jamais serão esquecidos. Você ficara ansioso e esperançoso para o que se seguirá na segunda temporada... e torce para que a mesma dê certo para seguirem com a terceira em diante na mesma pegada da primeira. Ah sim... Daniel fundara seu próprio dojo de karatê... o Miyagi-Do... um nome fictício que Miyagi utilizara numa sacada fenomenal do filme original... para que Daniel participasse do torneio de Karatê em All Valley. O filho de Johnny aprendera a verdadeira filosofia do karatê com Daniel... enquanto que o pupilo de Johnny... aproveitara para desfrutar dos momentos de glória/conquista com seu professor... que o mesmo lhe proporcionara... mesmo que para isso se torne o que Lawrence se tornara quando jovem... uma pessoa sem piedade no coração. A primeira temporada se encerrara com o retorno da lenda... o insano John Kreese... que parabenizara seu ex-aluno por sua perspicácia por ter conseguido um façanha que Kreese jamais conseguiria... reabrir o Dojo Cobra Kai.


Desconstrução.

Infelizmente... tenho que me ater aos fatos... Cobra Kai despencara miseravelmente na segunda temporada! E tinha tudo para ser melhor do que a primeira. O retorno de John Kreese não fora suficiente para tapar tamanho constrangimento que os episódios apresentara! Novos personagens sendo apresentados... situações/momentos ridículos e desnecessários com direito a um show de humor piegas e soluções bolada às pressas. Como compensação... o primeiro ato do primeiro episódio (que também fora disponibilizado gratuitamente) fora gratificante de se ver. Johnny culpara Kreese por ele ter arruinado sua vida ao quebrar o troféu de segundo lugar no torneio que perdera para Daniel... os dois lutam... e quando Johnny está prestes a fazer seu professor pagar pelo que lhe fez... Lawrence mostrara piedade para com Kreese... um grande erro! Johnny amolecera seu coração... oferecendo uma mão amiga para seu ex-professor... este que aproveitara para puxar o tapele de Lawrence e reconquistar seu respeito como o único professor de karatê que o dojo Cobra Kai já teve. Esses são alguns momentos "vale a pena ver de novo" da segunda temporada... incluindo uma quase colisão entre um Daniel e mais dois velhos Cobras... Johnny e seu mentor. Pronto! Não há mais nada de interessante na segunda temporada... a não ser que você não ache constrangedor/desnecessário a apresentação de mais personagens fracassados... como um gordo marmanjão... que simplesmente entra para a academia de karatê... numa explicação pífia onde esse personagem conhecera Johnny numa loja onde ele faz amizade com Lawrence... elogiando a camiseta do Metallica que o mesmo vestira (dã!)... uma pitada de humor babaca de um adulto fazendo parte de uma academia de karatê formada por jovens/adolescentes.



Agora temos uma divisão... os "bady boys" do Miyagi-Do de Daniel e os Cobras Nerds/Geeks de Johnny Lawrence com ajuda de John Kreese. Tais cenas de um dos episódios da segunda temporada... são absurdamente bizarras... que chega no limite de um prólogo para o que se tornaria uma xaropada sem fim... em que os alunos fracassados de Johnny debocham da tatuagem de cobra que Kreese tem nos braços... incluindo até mesmo um aluno imbecil... que passara a tirar Kreese do sério... mas este ao menos tivera seu narizinho quebrado pelo professor casca grossa. O personagem de Martin Kove (John Kreese)... se perdera na narrativa de um roteiro imbecil... ele é obrigado a elogiar o personagem gordo/babaca que quer passar a perna nos demais alunos de Lawrence... para Kreese... isso é como uma conquista... mesmo num nível babaca... afinal... segundo ele... não se ganha uma disputa sem trapacear. E onde se encontrara Daniel nessa xaropada? Ele treinara rigorosamente sua filha e o filho de seu algoz... e eles se tornam armas mortais... o contrário de LaRusso... que se mostrara sem desenvoltura até mesmo numa cena onde a defesa pessoal falara mais alto... o que prova que o ator Ralph Macchio... está ali por estar... pois o mesmo se mostrara incapaz de protagonizar uma cena mostrando os ensinamentos do Sr. Miyagi de forma coesa como se deu nos três primeiros filmes da franquia. Se você se tornara muito fã do seriado... a ponto de abraçar tudo que possam lhe apresentar... até mesmo como forma de constrangimento para com a mitologia dos quatro filmes... parabéns! Você reforçara para que essa pegada... agora voltada para a xaropada... ganhe cada vez mais destaque na terceira temporada em diante. Enfim... é apresentado... num dos episódios... o retorno dos Cobras originais... mas apenas como um fan service sem vergonha para que um deles venha a falecer após fazer sua última viagem com seus velhos parceiros... e o curioso... é que um dos atores que encarnara um dos Cobras originais... e que viria a falecer no episódio em questão... faleceria pra valer na vida real. William Zabka (John Lawrence) não tem nenhuma experiência em protagonizar cenas melancólicas/dramáticas... como no caso da perda de um dos Cobras... embalada com uma trilha sonora carne de vaca do Queen e uma câmera lenta tentando enfiar goela abaixo um drama piegas... com Johnny tentando acordar seu velho amigo após o falecimento do mesmo. Temos então os novos Cobras... agora comandados por Kreese... enquanto Johnny deixara seus alunos sob a supervisão de seu ex-professor. Kreese influenciara um aluno fracassado dos novos Cobras de Johnny... induzindo o Nerd/Geek a provocar um ato de vandalismo no dojo de Daniel... que culminara num pertence sagrado do Sr. Miyagi... que LaRusso guardara com ele... que fora simplesmente furtado. É deprimente! Ambos alunos/novos alunos de Daniel e Johnny... são todos descoordenados e imbecis... o que culminara num espetáculo de xaropada sem limites... em que os mesmos se defrontam fora da escola onde estudam... onde o aluno marmanjão/gordo... é admitido como segurança pelo diretor da escola... com o marmanjão imbecil espancando jovens/crianças numa tentativa fracassada de fazer humor em cenas fora de contexto... simplesmente para que doses exageradas de "humor" groselha ganhem mais destaque... e aqui vemos o quão fora prejudicial as tomadas "humorísticas"... sendo que as mesmas começaram a serem apresentadas aos poucos já na primeira temporada... mas que por conta de momentos compensadores... poderiam passar batidas sem constranger a narrativa.



O personagem de Zabka também exagerara no "humor" pastelão... em um momento medonho em que ele sonhara faturar a mãe de seu pupilo porto-riquenho. E o pupilo de Lawrence... onde se encontrara nisso tudo? Ele desaprendera tudo que um dia aprendera com Johnny! Tornando-se Absurdamente descoordenado para aquele que se tornara o sucessor número um de Johnny Lawrence... aqui seu pupilo mostrara piedade graças aos conselhos de Johnny... que procurara se regenerar com seus novos Cobras. A piedade vem em forma de tragédia... onde o pupilo acabara tendo um destino trágico... sofrendo uma queda fatal provocada pelo pupilo de Daniel... o filho de Johnny... durante o duelo entre as duas academias (Cobra Kai/Miyagi-Do). A mãe do porto-riquenho culpara Lawrence pelo acidente que... pelo que parece... inutilizara seu filho... e antes de Johnny se entregar novamente à bebida... ele se dá conta de que não pode se opor ao seu professor... e que perdera a confiança de seus novos alunos ao ter mostrado piedade ao inimigo... alunos que agora estão sob o comando de Kreese. Pergunta: eles se tornarão armas mortais? Ou continuarão sendo os Nerds/Geeks fracassados? A segunda temporada se encerrara com uma versão chorosa/emotiva da canção Cruel Summer... de autoria da banda pop oitentista "Bananarama"... (que é tocada no filme de 1984) onde Lawrence está sozinho bebendo e refletindo... até que ele recebe uma chamada da personagem de Elizabeth Shue do filme original... mas Johnny está novamente rendido... e não sabemos se ele será forte o bastante para seguir em frente. A segunda temporada de Cobra Kai... tem bons momentos... mas lamentavelmente... devido ao excesso de humor e personagens inúteis... comprometera algo que poderia ter sido melhor do que já era no início! Agora... a série será exibida pela plataforma NetFlix... o que já era esperado devido aos fãs mais escandalosos querendo por mais e até como uma forma de destaque para essa plataforma de serviços via streaming que... sinceramente... considero totalmente dispensável. A terceira temporada vem aí pela FedeFlix... e acredito que... a partir de agora... tudo só tende a piorar (ou se tornar um pretexto para o genérico) por conta da empolgação mais do que exagerada por parte dos responsáveis pelo seriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.